´´Nascer, morrer, renascer ainda, progredir continuamente, tal é a Lei``(Kardec)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nos últimos anos do século XX, o Espiritismo caminhou a passos largos rumo à comprovação científica da vica após a morte, contando com a valiosa contribuição da TCI: Transcomunicação Instrumental, ou seja, a comunicação com outras dimensões por meios técnicos, sobretudo os eletrônicos, nas seguintes modalidades:

- vozes paranormais gravadas em fitas cassete;
- vozes em alto-falantes de rádios e de aparelhos de TV;
- ligações telefônicas;
- imagens fixas ou móveis, sonoras ou não, na tela da TV ou do monitor;
- textos  transmitidos via computador.

Existem cientistas sérios, envolvidos em tais pesquisas, tanto aqui no Brasil, quanto no exterior, podendo citar o engenheiro e astro físico- professor dr. Hernani Guimarães Andrade, infelizmente já falecido, Sônia Rinaldi,  fundadora da ANT - Associação Nacional de Transomunicadores e do GAIT - Global Association of Instrumental Transcommunication, com sede nos EUA e fundada com a participação de cientistas reconhecidos internacionalmente.

Também a Sociedade Suíça de Parapsicologia apóia a pesquisa de tais fenômenos, bem como a divulgação de seus resultados, desde 1985, além de apoiar financeiramente novas experiências. Podemos citar, ainda, os estudos realizados na Sociedade de Pesquisas do Círculo de Estudos sobre a Transcomunicação Instrumental do Grão-Ducado de Luxemburgo, cuja autenticidade dos fenômenos lá analisados deve ser considerada como comprovada, depois de um número considerável de cientistas have-los experimentado pessoalmente sob condições de controle favoráveis, e também pelo motivo de que em parte, os mesmos fenômenos apareceram no grupo de Mrcello Bacci, na Itália, e em vários outros grupos europeus.
Como o espaço deste post é pequeno para abrirmos discussão mais profunda a respeito do tema, deixo indicada aqui uma pequena bibliografia para os maiores interessados no assunto:

LIVROS:
- Contatos Interdimensionais, de Sonia Rinaldi
Ed. Pensamento

- Comunicação Instrumental: contatos com o além por vias técnicas, de Sonia Rinaldi
Ed.Fé Editora Jornalística ltda

-Transcomunicação: a comunicação com o além por meios técnicos
Theo Locher & Maggy Harsch
Ed. Pensamento

- A transcomunicação através dos tempos
Prof. Hernani Guimarães Andrade
Ed.Fé Editora Jornalística ltda

-Transcomunicação Instrumental
-Prof.Hernani Guimarães Andrade
Ed.Fé Editora Jornalística ltda

segunda-feira, 21 de junho de 2010

20 CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO

Já há bom tempo que a reencarnação deixou de ser questão de fé, para ser matéria de pesquisa científica. Resultado disto é o livro "20 Casos Sugestivos de Reencarnação", do médico psiquiatra canadense dr. Ian Stevenson, que nos oferece um relatório sério de exaustivas pesquisas realizadas por este cientista com crianças de vários países que apresentavam memórias espontâneas de vivências que sugeriam ter sido vidas passadas.

Dos arquivos de Ian Stevenson constam cerca de 600 casos por ele investigados, segundo os mais rigorosos critérios científicos. Pessoalmente, ele próprio investigou perto de200 destes casos, designados por ele de "memória extra cerebral". Em seu método de investigação, esgotou, primeiramente, todas as hipóteses possíveis de explicação desta memória, sendo que, para muitos casos, é forte a evidência a favor da hipótese da reencarnação; daí a palavra "sugestivos" integrar o título do livro. Tais hipóteses explicativas constam do livro, em seu capítulo VII.

Existem outros cientistas trabalhando em pesquisas do tema reencarnação, a exemplo do Prof. Hemendra Nath Banerjee. diretor do Departamento de Parapsicologia da Universidade de Rajasthan, Índia, que estudou cerca de 3.000 casos, segundo ele numerosos não só na Índia, mas em diversos outros países do oriente, incluindo aí o Líbano, país onde 55% da população professa o Islamismo e 37% é cristã..

No Brasil, o dr. Hernani Guimarães Andrade, Fundador Fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas(IBPP), também trabalhou intensamente em tais pesquisas, deixando-as relatadas em diversos livros, tais como "A Reencarnação no Brasil(que possui casos que froram, posteriormente, também pesquisados por Ian Stevenson), entre outros tantos, acrescidos de várias monografias.

Apesar de todos os trabalhos já realizados e divulgados neste sentido, o trabalho pioneiro de Ian Stevenson ainda é o mais amplo e completo em termos científicos de que se tem notícias.
O leitor interessado no assunto poderá se informar mais no site http://www.apologiaespirita.org, bastante informativo e interessante.