´´Nascer, morrer, renascer ainda, progredir continuamente, tal é a Lei``(Kardec)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SOCIALISMO E CRISTIANISMO SÃO INCOMPATÍVEIS?

Muitos hão de querer me "excomungar" com a comparação que aqui faço, mas - realmente, acho que Cristianismo e Socialismo não são, de modo algum, algo incompatível; muito pelo contrário, acho mesmo que Cristo foi o primeiro socialista da humanidade.
 Aos que me recriminam por esta idéia - e não só os religiosos o fazem, mas socialistas também, peço clemência: aos primeiros peço, além disto, que não tomem como exemplo de socialismo apenas os desrespeitos aos direitos humanos ocorridos sob a égide de alguns governantes de países que adotaram tal regime: socialismo não é isto, isto foi desvio de caminho; aos segundos, peço que façam como um meu amigo, soviético de Minsk (Bielorrússia): ateu por criação e convicção,ateu por profissão (era da Academia de Ciências da URSS, físico, hoje professor de uma universidade brasileira), um dia, casualmente, resolveu ler algumas passagens dos Evangelhos do Novo Testamento. Virou agnóstico e chegou à esta minha mesma conclusão: Jesus foi o primeiro socialista da humanidade.

.Todo ser humano é socialista a partir do momento em que enxerga a miséria humana, as mazelas causadas pela gritante desigualdade social e, movidos por um sentimento, digamos,de compaixão, passam a ansiar por um mundo mais justo e igualitário, com igualdade de oportunidades e de direitos para toda a sociedade.

E o que é o Cristianismo, a não ser uma doutrina de solidariedade e de amor ao próximo, surgida da imensa compaixão que Cristo sentia pelos desvalidos?

Ambos, Cristianismo e Socialismo tiveram em sua história os mesmos desvios de percurso citados acima: no Cristianismo estes desvios vieram na forma da "Santa" Inquisição e das Cruzadas, que ceifaram várias vidas. As Cruzadas, inclusive, estão, ainda hoje, presentes na memória do Islã, sua maior vítima.

Sou espírita e sinto minha consciência tranqüila sendo socialista. Sei que esta é a única via possível de chegarmos a um mundo melhor para todos; de amarmos ao próximo como a nós mesmos.