
Dos arquivos de Ian Stevenson constam cerca de 600 casos por ele investigados, segundo os mais rigorosos critérios científicos. Pessoalmente, ele próprio investigou perto de200 destes casos, designados por ele de "memória extra cerebral". Em seu método de investigação, esgotou, primeiramente, todas as hipóteses possíveis de explicação desta memória, sendo que, para muitos casos, é forte a evidência a favor da hipótese da reencarnação; daí a palavra "sugestivos" integrar o título do livro. Tais hipóteses explicativas constam do livro, em seu capítulo VII.
Existem outros cientistas trabalhando em pesquisas do tema reencarnação, a exemplo do Prof. Hemendra Nath Banerjee. diretor do Departamento de Parapsicologia da Universidade de Rajasthan, Índia, que estudou cerca de 3.000 casos, segundo ele numerosos não só na Índia, mas em diversos outros países do oriente, incluindo aí o Líbano, país onde 55% da população professa o Islamismo e 37% é cristã..
No Brasil, o dr. Hernani Guimarães Andrade, Fundador Fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas(IBPP), também trabalhou intensamente em tais pesquisas, deixando-as relatadas em diversos livros, tais como "A Reencarnação no Brasil(que possui casos que froram, posteriormente, também pesquisados por Ian Stevenson), entre outros tantos, acrescidos de várias monografias.
Apesar de todos os trabalhos já realizados e divulgados neste sentido, o trabalho pioneiro de Ian Stevenson ainda é o mais amplo e completo em termos científicos de que se tem notícias.
O leitor interessado no assunto poderá se informar mais no site http://www.apologiaespirita.org, bastante informativo e interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário