´´Nascer, morrer, renascer ainda, progredir continuamente, tal é a Lei``(Kardec)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FILME: MANIKA, A MENINA QUE NASCEU DUAS VEZES

Um dos filmes que mais me agradou foi Manika, A Menina Que Nasceu Duas Vezes.Trata-se da história da reencarnação de uma adolescente. Seu roteirista, François Villiers (França, 1989) se baseou em um dos casos pesquisados pelo dr. Ian Stevenson(vide "20 casos sugestivos de reencarnação"), sob o nome "Shanti Devi".
A menina Manika vivia em um pequeno vilarejo de pescadores da Índia, em meio a católicos.Ninguém era adepto de crenças reencarnatórias, mas a garota não se cansa de contar histórias sobre uma outra vida, de riqueza, vivida por ela no Nepal. Seus pais constantemente a recriminam por isto. Confusa, foge de casa e o padre de seu colégio, Daniel, promete a seus pais encontra-la e traze-la de volta.
Suas histórias são tão ricas em detalhes que o padre decide levá-la ao Nepal. A viagem será uma descoberta para ambos: para Manika, o encontro de seu próprio destino; para Daniel, o encontro das bases de sua fé.
Daniel é vivido pelo ator britânico Julian Sands, de "Uma Janela para o amor" e "Gritos do Silêncio". Manika é Stephane Audran.

Se você quiser assistir o filme, basta acessar o Youtube, que te dá, também, a opção de fazer download. Legendas em português.


A respeito deste caso o dr. Stevenson diz o seguinte:
"No caso de Shanti Devi soube que o marido da personalidade anterior viajava com freqüência  da sua cidade natal (Mathura) para Delhi a fim de comprar tecidos para sua loja. E, quando em Delhi, ele costumava frequentar uma doceira de sua predileção, que ficava a poucas jardas apenas da casa de Shanti Devi. Ela o viu lá um dia, quando ia para casa, de volta da escola".
Partindo deste dado, dr.Stevenson analisa a possibilidade de ter havido alguma ligação telepática no caso.E acrescenta que 
"a teoria encontra várias dificuldades a defrontar. Primeiro, ela sozinha não explica a seleção do alvo para a informação percebida extra-sensorialmente. Quando a família já conhece a personalidade anterior, possivelmente um outro membro da família, a seleção do alvo pode provir de pensamentos sobre o falecido, por parte da família, e um desejo de que ele retorne. Mas como poderemos explicar a seleção da pessoa identificada quando as famílias não tiveram absolutamente qualquer relacionamento anterior entre si?"
E o dr. Stevenson, depois de analisar, como em todos os seus casos pesquisados, todas as possibilidades, enquadrou o caso Shanti Devi como um dos "casos sugestivos de reencarnação".

2 comentários:

  1. Adoro estes temas...penso que quanto mais for divulgado, que somos eternos, que a reencarnação é um fato, melhor. Infelizmente muita gente ainda não acredita, tem preconceito, medo, então nada como os fatos serem mostrados para aos poucos haver entendimento de todos.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Olá!gostei muitíssimo da sugestão do filme,aprecio e respeito os temas ligados ao Espiritismo.Acredito em outra vida.Desejo a vc um Natal repleto de paz e que o Ano Novo seja cheio de descobertas de nossa alma.Abraço!

    ResponderExcluir